PREFEITURA MUNICIPAL DE
GUAJERU

Padrões Web

O que são?

Os Padrões Web são recomendações do W3C (World Wide Web Consortium), as quais são destinadas a orientar os desenvolvedores para o uso de boas práticas que tornam a web acessível para todos. Através desses padrões, o W3C tem como objetivo criar uma plataforma aberta da Web, para o desenvolvimento de aplicações que possuam um potencial sem precedentes, permitindo assim que os desenvolvedores criem experiências ricas, alimentadas por um vasto armazenamento de dados, os quais estão disponíveis para qualquer dispositivo.

O que é W3C?

O World Wide Web Consortium (W3C) é a principal organização de padronização da World Wide Web. Consiste em um consórcio internacional com quase 400 membros1 , agrega empresas, órgãos governamentais e organizações independentes com a finalidade de estabelecer padrões para a criação e a interpretação de conteúdos para a Web.

Foi fundado por Tim Berners-Lee em 19942 para levar a Web ao seu potencial máximo, por meio do desenvolvimento de protocolos comuns e fóruns abertos que promovam a sua evolução e assegurem a sua interoperabilidade. Sites desenvolvidos segundo esses padrões podem ser acessados e visualizados por qualquer pessoa ou tecnologia, independente dos hardware ou software utilizados, como celulares (em Portugal, telemóveis) e PDAs, de maneira rápida e compatível com os novos padrões e tecnologias que possam surgir com a evolução da internet.

Leitores de Tela

A tecnologia de leitura de telas consiste em software desenvolvido através de ferramenta assistiva, capaz de sintetizar a voz ou display de litura em braile que ler todas as informações dispostas na tela. Na internet para que os leitores de tela funcionem de maneira correta é necessário que a ferramenta esteja em conformidade com os padrões W3C.

Windows

Linux

Acessibilidade Web

A expressão acessibilidade Web refere-se a prática inclusiva de fazer websites que possam ser utilizados por todas as pessoas que tenham deficiência ou não. Quando os sites são corretamente concebidos, desenvolvidos e editados, todos os usuários podem ter igual acesso à informação e funcionalidade.

O que é Interoperabilidade?

Interoperabilidade é a capacidade de dois ou mais sistemas (computadores, meios de comunicação, redes, software e outros componentes de tecnologia da informação) de interagir e de intercambiar dados de acordo com um método definido, de forma a obter os resultados esperados.

Interoperabilidade Técnica trata de aspectos como interfaces entre aplicações tanto novas como legadas, o uso e definição de normas abertas, a integração de dados, a interoperabilidade entre diversas tecnologias de acesso, e a interoperabilidade entre plataformas de “middleware” com diferentes arquiteturas e tecnologias.

JSON

JSON (com a pronúncia ['d?ejz?n]), um acrônimo para "JavaScript Object Notation", é um formato leve para intercâmbio de dados computacionais. JSON é um subconjunto da notação de objeto de JavaScript, mas seu uso não requer JavaScript exclusivamente.

O formato JSON foi originalmente criado por Douglas Crockford e é descrito no RFC 4627. O media-type oficial do JSON é application/json e a extensão é .json.

A simplicidade de JSON tem resultado em seu uso difundido, especialmente como uma alternativa para XML em AJAX. Uma das vantagens reivindicadas de JSON sobre XML como um formato para intercâmbio de dados neste contexto, é o fato de ser muito mais fácil escrever um analisador JSON. Em JavaScript mesmo, JSON pode ser analisado trivialmente usando a função eval(). Isto foi importante para a aceitação de JSON dentro da comunidade AJAX devido a presença deste recurso de JavaScript em todos os navegadores web atuais.

Manual Técnico do JSON